segunda-feira, 22 de junho de 2009

DESIGNERS - KARIM RASHID

Designer Karim Rashid, nascido em 1960 no Cairo, trabalhou por sete anos na Kan Industrial Design; Seis deles como co-Designer da Babel Fashion Collection.Em 1993 abre seu próprio estúdio em Nova York, tendo como clientes as marcas Umbra , Issey Miyake, Prada Nambe , Magis , Mikasa , Edra , Frighetto , Hermah miller, Sony , Foscarini , Artemide, Idée Bzart, Shiseido , Giorgio Armani , Leonardo , Yahoo , Georg Jensen, Guzzini entre outros…. Além disso, foi ganhador de inúmeros prêmios que o tornam um dos mais importantes designers da atualidade.


MAJIK CAFÉ, BELGRADE
SEMIRAMIS HOTEL, ATHENAS



sexta-feira, 19 de junho de 2009

ARTE EM PAPEL - KIRIÊ

Faz parte da tradicional arte chinesa e japonesa. Consiste em formar figuras e desenhos através do corte de papel. O corte é feito pela lâmina afiada de um estilete, vazando determinadas partes e conservando outras. O papel cortado é colocado sebre outro papel que serve de fundo.

Algumas Obras - Risa Fukui

Fontes:
Nipo Brasil

CERÂMICA - CERÂMICA RAKU


Tem sua origem no Japão, era usado especialmente a decoração de peças utilizadas na cerimônia do chá ("cha-no-yu"). Suas formas variam, é quase impossível encontrar duas peças iguais. Em 1911, o ceramista inglês Barnard Leach, estabelece contato com o ceramista japones Shoji Hamada e traz o conceito técnico do Raku para o ocidente. A técnica consiste em remover a peça do forno permitindo que o esmalte em ponto de fusão sofra um choque térmico no ar com banho de chá, acarretando uma ligeira separação entre o esmalte e o corpo, proporcionando o efeito craquelado do Raku tradicional japonês. Os americanos adicionaram uma etapa ao processo do Raku incluindo uma redução com combustíveis como serragem, folhas secas, palhas de arroz, jornal, etc, que produzem fumaça e fuligem. Imediatamente a peça é coberta de maneira a cortar o suprimento de ar. Dessa forma obtêm-se o efeito esfumaçado e as áreas escuras da peça.

Algumas Peças:

Pote antigo usado na cerimônia do chá.Pote antigo usado na cerimônia do chá.



Peça atual da Oficina Raku
Slide 6
Peça atual da Oficina Raku

Fontes:
Slide 7 Slide 8Slide 9

CERÂMICA - CHARÃO (URUSHI)


Também é conhecido como laca japonesa, é uma tradução para a palavra urushi. É uma resina vegetal retirada de uma árvore da família da aroeira. Depois de refinada, a laca é misturada a pigmentos para obter a cor desejada. Qualquer material pode ser laqueado. Sua primeira aparição data do período Jomon.

Algumas Peças da Arte Charão



Fontes:
Arte Charão

CERÂMICA - CERÂMICA SARAMENHA


Foi criadaentre 1802 e 1808 a partir de uma técnica trazida de Portugal pelo padre Viegas de Menezes. Começou a ser produzida ofialmente na chácara Saramenha, a 3Km de Ouro Preto.
Possuem cores que variam entre o amarelo-ouro e o avermelhado, sendo decorada com desenhos ingênuos e recoberta com uma camada leve de verniz, seu traço mais marcante é o vitrificado.
Utiliza um barro escuro, quase preto, encontrado na região de Minas Gerais, a esmaltação é feita com esmalte transparente.

Algumas Peças - Saramenha Artes e Ofícios


Vídeo mostrando passo a passo

Fontes:
Saramenha Artes e Ofícios
EBA
Cerâmica de Ateliê

CERÂMICA - LADRILHO HIDRÁULICO

A origem do ladrilho hidráulico remota a época moura e bizantina, pois se encontram citações de um produto utilizado para decoração de pisos, paredes e outros utensílios, muito semelhante ao fabricado hoje. Tanto os materiais quanto o sistema de fabricação foram sendo modificados atrav´s da descoberta do Portland, que é o componete básico do ladrilho hidráulico atual. No Brasil, as peças foram inialmente importadas de Portugal, França e Bélgica. Os ladrilhos hidráulicos são produzidos um a um. são vendidos sob encomenda e é preciso cuidaos extras na armazenagem e essentamento: as peças devem ser guardadas sobre paletes face a face e ser assentadas no estágio final da obra. É constituído essencialmente por areia, pigmentos e Portland.


Fontes: Revista Equipe de Obra
Casa ig





CERÂMICA - CORDA SECA

Surgiu quando há muito tempo, os incas fixavam capim gorduroso a superfície de seus utensílios, criando desenhos. Pintavam as partes internas com corantes extraídos da natureza e queimavam essas peças dentro de buracos cavados no chão. Com o passar do tempo o capim foi substituído por grafite, os corantes naturais por esmalte e a fogueira por fornos elétricos ou a gás.

Algunas Obras de Norma Tamaoki



Fontes:
Norma Tamaoki
Radiotorpedo
Paco das Artes
Cerâmica daIVHE
Wikipédia

terça-feira, 9 de junho de 2009

MEIO AMBIENTE - FAÇA SUA PARTE


No dia 05 de junho foi o dia mundial do meio ambiente, e neste ano, o tema é: Seu planeta precisa de você! Unidos para combater as mudanças climáticas.

Freqüentemente, não sabemos como agir frente a problemas ambientais e, por isto, o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano nos estimula a adotar pequenas atitudes diárias e mudanças de hábito para contribuir com a proteção do meio ambiente.Todos nós podemos fazer nossa parte usando menos recursos e agindo mais.

Faça hoje o seu compromisso com o dia do meio ambiente, mas não deixe que esse dia seja o único. Se tornar verde não é assim tão difícil como você poderá notar pelas dicas fáceis que apresentamos abaixo. Por isso, tente incorporar essas medidas no seu dia-a-dia e convença outras pessoas a fazer o mesmo. Se envolva!

- Economize água e luz.
- Recicle e reutilize embalagens.
- Evite usar o carro à toda hora.
- Imprima a frente e verso da folha de papel.
- Não desperdice!
- Diminua a quantidade de copos plásticos que você utiliza durante o dia.
- E plante uma árvore!

FONTE: blogdepaisagismo
ONU

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ECO DESIGN - LUMINÁRIAS DE IOGURTE

A alemã Kianee criou essa luminária estilosa feita com potinhos de iogurte, ela basicamente emendou os potinhos de iogurte (ela usou os potes do iogurte "Fruchtzwerge", mas pode-se variar nas marcas, usando potes de várias cores, além de potes de iogurtes pode-se ser usado potes de flãs, pudins, mousses, etc.) com argolinhas de metal e prendeu na estrutura de um lustre. Ela usou lampadas fris para não correr o risco de derreter o plástico.


Fonte: www.craftster.org